
O professor Carlos José (ponto net) ministrou duas aulas sobre SEO na pós-graduação em DWA – Design Web Apps com Tecnologia Front-End da UNIBRATEC. SEO significa search engine optimization que, em português, significa otimização para motores de busca. Essa é uma etapa muito importante no desenvolvimento de aplicativos para a internet.
Impacto do SEO
Depois das aulas sobre SEO, percebi que colocar uma nova página na internet vai além de tornar a página online. Existe uma série de procedimentos e técnicas que devem ser aplicadas. Garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado é o objetivo.
O que me chamou atenção
Dos pontos que foram abordados, um me chamou atenção. Como evitar que o conteúdo seja considerado SPAM – lixo eletrônico. Muitas vezes nos preocupamos apenas em desenvolver. E acabamos esquecendo que cada mecanismo de busca tem suas regras.
E uma coisa me intrigou. Praticar o SEO pode interferir na construção do o aplicativo. O que nos leva ao seguinte desafio: atender as regras de cada motor de busca e manter as boas práticas no desenvolvimento.
Links e ferramentas
O professor nos presenteou com uma série de ferramentas sobre o tema. Em algumas delas, ele utilizou este blog como exemplo. Depois disso, estou com uma lista enorme de pendências para resolver, caso queira melhorar a visibilidade do meu blog.
O mais legal, que dissecou o perfil SEO do meu blog foi o site Woorank que faz um raio-X geral e aponta, nos mínimos detalhes, os pontos que devem ser corrigidos. Já estou me vendo obrigado a assinar o serviço para deixar o meu blog livre de qualquer ameaça de vírus anti-otimização. Hahahaha.
Considerações finais
Foram dois dias de muita informação, teoria e prática em SEO. Agora é hora de tentar como deixar os web apps que desenvolvemos bem localizáveis através dos mecanismos de busca. Mas não é só isso. Em seguida, aproveitando o gancho no tema otimização, o próximo assunto a ser abordado será performance, outro importante critério de qualidade de um web app.
É muito gostoso ter aula sobre os assuntos que a gente aprende sozinho. A literatura e os sites especializados são muito bons e tem bastante conteúdo. Mas a simplicidade (baixa complexidade) e a linguagem de sala de aula torna o processo de aprendizado muito mais agradável e eficiente.
E você, já tirou um tempo para pesquisar sobre SEO? Quais foram as suas impressões e qual foi o impacto gerado sobre os produtos que você já desenvolveu?
You must be logged in to post a comment.