
Home Office é um sonho para muita gente. E sou feliz por viver essa realidade. Foi uma das melhores decisões que tomei. E me pergunto como não decidi por isso antes. Na verdade não tem nada de impossível. É pura realidade e com MUITOS prós e contras. Mais prós que contras!
O home office do Djalma Araújo
O amigo Djalma Araújo publicou um artigo em comemoração ao aniversário de 1 ano do seu home office, de onde trabalha para fora do Brasil. É um texto muito bem escrito que traduz tudo que eu penso a respeito. E inspirado nele, resolvi trazer o tema para o meu blog.
A minha experiência com home office
A minha decisão foi tomada com base na busca por uma melhor qualidade de vida. E isso inclui ficar mais tempo com a minha família, um cuidado maior com a saúde, mais tempo para estudar e maior liberdade profissional.
Assim com Djalma falou em sua publicação, a necessidade separar as coisas é muito importante. E isso é uma coisa que vai sendo conquistada aos poucos, pelo profissional e por quem vive no mesmo lar.
O começo é sempre difícil, pois exigiu um bom investimento em estrutura, equipamentos e acessórios para organização. O grande lance é foi montar aos poucos, pesquisar bastante e garantir o MELHOR.
O dia a dia no home office é um eterno exercício de foco e disciplina. Saber começar e parar não é fácil. E o risco de uma vida sedentária é enorme. Para resolver esse problema, tenho buscado atividades que me obrigam a sair de casa.
Uma coisa muito importante que aprendi foi a diferenciar HOME de OFFICE. Home office é o escritório em casa. É fundamental blindar o ambiente de trabalho das interferências domésticas e cuidar para garantir tranquilidade.
O conforto também é necessário. A estação de trabalho é o lugar onde passo mais tempo. Questões como ergonomia e postura interferem radicalmente na qualidade do meu trabalho.
Não posso deixar de falar do meu sonho de consumo, a cadeira Aeron Chair da Herman Miller. Se você reparar bem ela está presente constantemente na televisão e no cinema. Toda a equipe de jornalismo da Globo utiliza. Ela é, inclusive, a cadeira do Jô. Mas isso é tema para outra publicação.
Por fim…
Você deve ter percebido como minhas idéias e opiniões se afinam com a do amigo. É claro que existem vários pontos de vista sobre o trabalho de casa que contestam, inclusive, produtividade e qualidade de vida, pontos defendidos por mim.
Enfim, vale a penas experimentar e estimular essa prática. É uma ótima solução para melhorar a qualidade de vida e reduzir custos desnecessários de tempo e deslocamento. Talvez um misto de presencial e remoto seja o primeiro passo para que empresas e profissionais encontrem um ponto de equilíbrio no universo profissional.
You must be logged in to post a comment.