É normal perdermos tempo com coisas não tão importantes e, ao chegar no fim do dia, nos questionarmos porque não conseguimos fazer metade de nossas tarefas. Pensando nisso, pensei em 20 dicas para fazer o tempo render no melhor esquema “faça o que eu digo não faça o que eu faço”.
- Ao acordar, levante da cama IMEDIATAMENTE.
- Ao ir ao banheiro, seja objetivo ou troque o celular por um livro.
- Não intercale atividade com respostas às mensagens de WhatsApp ou FB, por exemplo, não utilize o WhatsApp ao se trocar, ao arrumar a casa.
- Ao se deitar, troque o celular por um livro.
- Desligue as notificações do que quer que seja em TODOS os dispositivos.
- Crie o hábito de checar os e-mails antes do trabalho, no intervalo para almoço e ao fim do expediente. Checar e-mails durante o expediente vai te fazer perder longos minutos respondendo mensagens que podem ser respondidas após a conclusão de suas atividades.
- Uma pessoa presente merece sempre mais atenção que uma pessoa ausente, dê a preferência. Respeitar o tempo alheio também é importante.
- É cortesia, ao estar acompanhado e o telefone tocar, informar ao indivíduo do outro lado que não pode ter aquela conversa naquele momento e sugerir uma ligação futura. E, caso seja muito importante, não exceder mais que 1 um minuto.
- Faça coisas de pé.
- Não inicie conversas, apenas cumprimente, sorria, acene, abrace, seja o que for, mas não inicie conversas que façam você parar o seu caminho. Prefira o convite para um café ou um lanche rápido para, dessa forma, dar a atenção que as pessoas merecem sem ter que ficar sendo superficial ou demonstrar que quer ir embora.
- Não marque reuniões presenciais ou virtuais para definir coisas que podem ser resolvidas com uma simples pergunta.
- Ao parar no posto de gasolina para abastecer, gaste um tempo extra verificando água e óleo. Ao investir esse tempo, você não correrá o risco de perder tempo com reboque, nem levando seu carro até a oficina.
- Tenha sempre um cabo de “chupeta” no porta-malas do carro. Quando voltar do restaurante as 23:00 numa rua escura e o seu carro não pegar, esse cabo vai te salvar. Basta pedir a um bom-samaritano para ajudar a carregar a sua bateria. Acontece nas melhores famílias.
- Tenha cópia das chaves da casa e carro com pessoas de confiança e que morem próximo. Nunca se sabe.
- Sempre tenha um dinheiro extra guardado em casa, no carro, na bolsa de trabalho. Ter que se dirigir até um caixa eletrônico pode custar tempo e mais dinheiro.
- Sempre carregue um lanche que não estrague rápido ou uma barra de cereal ou um lanche pronto.
- Beba sempre água. Se estiver sempre hidratado não terá que interromper alguma atividade para beber água, evitando assim de distrair com outras coisas.
- Ao trabalhar ou estudar, mantenha o celular dentro da bolsa. Se estiver em cima da mesa, deixe o visor para baixo. Se estiver com visor para cima, desligue as notificações e deixe no silencioso.
- Você não precisa atender as ligações na hora. Poderá retornar assim que possível. Imagine que você é um cirurgião e está operando uma pessoa. Você poderia parar a sua atividade para atender a uma ligação? Tenha certeza, notícia ruim corre logo.
- Se você precisa atender ligações, mas não pode ser interrompido em suas atividades, tente combinar com uma pessoa de confiança para atender suas ligações e pegar recados. Por exemplo: “Se meu telefone tocar, informe que não posso atender e que retornarei em breve”.
Você tem alguma dica para fazer o seu tempo render? Conte nos comentários!